Tratamento com pele de tilápia foi a vencedora em Prêmio ABRIL & DASA de Inovação Médica 2019

O “Tratamento de queimaduras e feridas com curativo biológico derivado de pele de tilápia”  foi um dos 15 finalistas da segunda edição do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica, sendo vencedora na Categoria Inovação em Tratamento. A premiação ocorreu na sexta-feira dia 8 de novembro, em São Paulo.

Desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará em parceria com o Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ) e com o Centro de Tratamento de Queimados do Instituto Dr. José Frota (CTQ/IJF), o tratamento utiliza a pele de tilápia como um curativo biológico, auxiliando na cicatrização de pacientes com queimaduras.

A atadura feita com o material também ajuda a diminuir a dor, a evitar a perda de líquidos dos tecidos, a prevenir contaminações e a reduzir o número de troca de curativos. O tratamento, que já ocorre de forma experimental no Ceará e em outros estados brasileiros, está em fase de avaliação para ser utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

A utilização da pele de tilápia concorreu no Prêmio de Inovação Médica com outros dois trabalhos na categoria Inovação em Tratamento. As informações sobre as iniciativas, desenvolvidas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) e pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA) estão disponíveis no site do prêmio.

Promovido pelos grupos Abril e Dasa com curadoria da Revista Saúde, o Prêmio de Inovação Médica tem o objetivo de reconhecer projetos inovadores que fazem a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial. Além da Inovação em Tratamento, a premiação contempla outras quatro categorias: Medicina Social, Medicina Diagnóstica, Genética e Prevenção.

VOTO POPULAR – Os três projetos de maior destaque em cada uma das cinco categorias do Prêmio receberam voto popular.  A pontuação dessa etapa foi somada à avaliação do júri científico para definir os vencedores.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331