O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) é vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. O Núcleo foi inaugurado no dia 02 de fevereiro de 2015, após dez anos de planejamento e é coordenado pelo Prof. Dr. Odorico Moraes.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do então Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sr. Aldo Rebelo; do secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda; do Magnífico Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias; da Diretora da Faculdade de Medicina da UFC, Profa. Valéria Goes; do Presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Francisco Antônio Guimarães, do representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Pedro Palmeira; e do Diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Roberto Cesar de Vasconcelos.

Desde a última década, o mercado farmacêutico global vem mudando rapidamente forçando as indústrias a melhorar a competitividade por meio de investimentos em tecnologia e inovação. Consequentemente, a descoberta de novos fármacos e seu desenvolvimento em produtos para a saúde vem ocupando amplo espaço na indústria farmacêutica nacional.

Em função da crescente demanda dessas indústrias no país, foi idealizado o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimentos de Medicamentos (NPDM) reunindo competências já existentes na Universidade Federal do Ceará com o intuito de propiciar a integração multidisciplinar entre pesquisadores das diversas áreas com interesse comum, e dessa forma, racionalizar a capacidade técnica e cientifica, assim como, o tempo necessário para atuar na PD&I de novos fármacos.

Nesse contexto, é importante ressaltar que a pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos envolvem um estudo multidisciplinar iniciado pela abordagem química, identificação de alvos terapêuticos, passando pelos testes farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos, técnicas de formulações farmacêuticas, culminando com a avaliação da segurança e eficácia em seres humanos. O potencial técnico e científico inovador do NPDM atuando nas diversas fases dessa cadeia deverá contribuir, decisivamente, para o desenvolvimento de novos medicamentos.

O NPDM é, portanto, uma estrutura multidisciplinar com potencial para promover e executar estudos científicos, prestação de serviços, desenvolvimento tecnológico, inovação e capacitação de recursos humanos para atender a pesquisa pré-clínica e clínica necessária para o desenvolvimento de novos medicamentos na indústria e em consonância com as políticas e diretrizes definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Saúde (MS), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES/MDIC).