LABORATÓRIO DE TOXICOLOGIA E EXAMES LABORATORIAIS

O laboratório de toxicologia e exames laboratoriais está ligado diretamente a UNIFAC (Unidade de Farmacologia Clínica – NPDM/UFC), onde realiza exames laboratoriais hematológicos e bioquímicos, além de outros. O profissional responsável pelo laboratório é o Pesquisador Prof. Dr. Gislei Frota Aragão, Farmacêutico da Universidade Federal do Ceará há 23 anos e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará onde desenvolve vários projetos ligados a toxicologia/neurofarmacotoxicologia/farmacologia clínica, onde também criou o grupo de estudos em neuroinflamação e neurotoxicologia (GENIT) agregando alunos e profissionais que tenham interesse em expandir o conhecimento nesta área, com o foco na pesquisa científica.

Dentre alguns projetos que atualmente são desenvolvidos pela equipe que compõe o Laboratório de Toxicologia e Exames Laboratoriais, destacamos:

1. Monoaminergic Involvement in Decreased Locomotor Activity of Mice Treated with α– and β-Amyrin Extracted from Protium heptaphyllum (Aubl) March.
  2. Schizophrenia induced by ketamine: related genes and potential therapeutic targets.
  3. Estudo da atividade farmacológica da AMIRINA em modelos de esquizofrenia induzida por cetamina.
  4. Avaliação da toxicidade aguda e crônica da mistura isomérica triterpênica de alfa e beta amirina extraída do Protium heptaphyllum.
  5. Avaliação da atividade central e toxicológica do fitoestereóide nicandrin b extraído da Datura ferox em camundongos
  6. Avaliação experimental da toxicidade de preparados de whey protein.
  7. Estudo de interação medicamentosa entre a agomelatina, losartana, metformina e sinvastatina em ratos: avaliação toxicológica
  8. Avaliação dos impactos do tratamento com metilfenidato na neuroinflamação presente no transtorno de espectro autista (TEA) em crianças
  9. Perfil bioquímico e hematológico dos animais mantido no biotério do núcleo de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos da Universidade Federal do Ceará.
  10. Amirina x Diclofenaco: Um estudo comparativo do efeito anti-inflamatório de preaparações para uso tópico.

Alguns projetos são desenvolvidos em parceira com o LAFFIN – Laboratório de Fisiofarmacologia da Inflamação – Universidade Estadual do Ceará, coordenado pela Profa Dra Ana Maria Assereuy.

Os profissionais que atuam ligados ao Laboratório de Toxicologia e Exames Laboratoriais e colaboram no desenvolvimento dos projetos de pesquisa são:

Professores:

Prof Dr. Gislei Frota Aragão (gislei.frota@uece.br) – UFC

Profa Ms. Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur (tatiana.bachur@uece.br) – UECE

Pós Graduandos:

Francisco Evanir Gonçalves  de Lima – UFC

Amaurilio Oliveira Nogueira – UFC

Poliana Noronha Barroso – UFC

Iniciação Científica

Maria Luana de Oliveira Andrade – acadêmica da medicina

Nara Ingrid Lima Souto – acadêmica de enfermagem

Yasmin Ingrid Santos Oliveira – acadêmica de farmácia

Quezia Damaris Jones Severino Vasconcelos – acadêmica de nutrição

Maria Isadora Rodrigues Peixoto – acadêmica de nutrição

Nayrene Amorin Carvalho de Oliveira – acadêmica de nutrição

Emerson José Morais – acadêmico de enfermagem

Lucas Lessa de Sousa – acadêmico de medicina

Rafael Ximenes Oliveira – acadêmico de medicina

Juliana Ciarlini Costa – acadêmica de medicina

Matheus Eugênio de Sousa Lima – acadêmico de medicina

Outros integrantes do GENIT

Profa Dra. Edna Maria Camelo Chaves (ednacam3@gmail.com).

Dayanne Terra Tenório Nonato – Doutoranda/UECE

Raquel Magalhães Castelo Branco Craveiro – Mestranda/UECE