LABORATÓRIO DE CITOGENÔMICA DO CÂNCER

O Laboratório de Citogenômica do Câncer é coordenado pelos professores Ronald Feitosa Pinheiro e Silvia Maria Meira Magalhães. Conta com diagnóstico e pesquisa na área de oncohematologia e fica situado no 1º andar do Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) na Universidade Federal do Ceará. Seu corpo de docentes e discentes é formado por alunos de graduação, pós-graduação, iniciação científica e funcionários que se encontram listados em anexo. Está associado ao Serviço de Hematologia / Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará, que é um dos centros do país reconhecidos internacionalmente como referência para diagnóstico e tratamento de Síndrome Mielodisplásica (SMD) pela Myelodysplastic Syndrome Foundation.

O Laboratório desenvolve pesquisas em oncohematologia nas seguintes linhas: 1. Estudo de polimorfismo, expressão e sequenciamento de genes relacionados aos mecanismos de reparo do DNA; 3. Metilação e expressão de genes de diferenciação mielóide; 4. Expressão de genes relacionados ao ciclo celular; 5. Cultura de células-tronco hematopoiéticas; 6. Transformação neoplásica 7. Proteômica das células de medula óssea; 8. Estudo de genes relacionados ao reparo do DNA em agricultores rurais expostos a agrotóxicos. Além disso, realiza exames para diagnóstico e prognóstico de SMD através do estudo dos cromossomos pela citogenética clássica e molecular. No contexto atual, o laboratório é referência no diagnóstico citogenético para o atendimento da rede do SUS no estado do Ceará.

Os projetos de pesquisa realizados contam com a colaboração de outros grupos de unidades distintas da Universidade Federal do Ceará e com outros centros de pesquisa nacionais e internacionais, como: Grupo de pesquisa em Genética das Doenças Hematológicas e Hemoglobinopatias – Departamento de Farmácia – UFC; Grupo BioMol – Departamento de Bioquímica – UFC; Grupo
LOE (Laboratório de Oncologia Experimental) – UFC; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo; Hospital AC Carmago – São Paulo; Laboratório de Genética Hematológica – Academia Nacional de Medicina – Argentina; Columbia University Medical Center – Nova York.

O Laboratório conta com a seguinte infraestrutura, dividida de acordo com o campo de estudo:

Cultura de Células
Equipado com capela de fluxo laminar e incubadora de CO2 para cultivo e processamento de cultura de células tronco hematopoiéticas.

Microscopia / Citogenética Clássica e Molecular
Microscópios trinoculares (Nikon) acoplado a câmera de captura de imagem; softwares de análise de cariótipo para bandamento G (Sistema Chromus e Lucia); microscópio de fluorescência acoplado a câmera de captura de imagem; software de análise de imagens para realização de analise de cariótipo e hibridização in situ por fluorescência (Cytovisio); microscópio invertido; microscópio para três observadores e microscópios binoculares para cariotipagem.

Biologia Molecular
Estrutura básica para realização de extração de ácidos nucleicos e de ensaios de RFLP: Termociclador eppendorf – Mastercyter Pro; sistema de eletroforese horizontal; fotodocumentador Mini Bis Pro.
Equipamentos para estudos de expressão gênica e genotipagem por PCR em tempo real: dois equipamentos de qPCR 7500 fast Applied Biosystems.
Equipamento para acondicionamento e preservação das amostras: Ultrafreezer vertical a -80°C para banco de DNA E RNA; Centrífugas de bancada, autoclave, balança analítica.

EQUIPAMENTOS – LABORATÓRIO DE CITOGENÔMICA

Q-PCR 7500 FAST APLLIED BIOSYSTEMS: 2