A Farmacologia Clínica evoluiu com a necessidade de se comprovar a eficácia, qualidade e segurança dos fármacos em seres humanos, em função das leis que regulamentam o desenvolvimento, produção e comercialização dos medicamentos. A rápida evolução da indústria farmacêutica e o aumento crescente na produção de medicamentos vêm exigindo uma participação cada vez mais ativa de grupos especializados para avaliar a eficácia e qualidade desses novos fármacos em seres humanos. Em resposta a esse desafio foi criada, em 1992, a Unidade de Farmacologia Clínica da Universidade Federal do Ceará (UNIFAC) utilizando um quadro de pesquisadores com sólida formação acadêmica e experiência adquirida em mais de duas décadas de pesquisa e ensino na área de Farmacologia Clínica.

Seus objetivos abrangem o estudo clínico em seres humanos auxiliando no desenvolvimento de novos medicamentos e no controle de qualidade de fármacos comercializados no país, através de ensaios clínicos Fase I, II, III e IV, e estudos de Biodisponibilidade/Bioequivalência.

Estrutura da UNIFAC

A UNIFAC ocupa uma área de, aproximadamente, 3.000m2 no NPDM, com 13 consultórios médicos e 1 consultório odontológico para atendimento ambulatorial, 2 salas de espera para pacientes ambulatoriais, 64 leitos distribuídos em 18 enfermarias, 1 enfermaria de cuidados especiais com 3 leitos equipados para estudos Fase I, uma enfermaria com 8 poltronas exclusivas para administração de quimioterápicos, 2 salas limpas equipadas com fluxos laminares (Classe II B2) para manuseio de quimioterápicos, 1 sala de coletas para fluidos biológicos, 1 laboratório de preparação de amostras, 1 laboratório de espectrometria de massa para análise de fluidos biológicos, 2 postos de enfermagem, 3 repousos para plantonistas, arsenal, farmácias, postos de enfermagem, estar médico e sala de convivência e lazer para os voluntários internados. Conta com um corpo técnico de 22 médicos, 6 enfermeiros, 5 farmacêuticos, 3 dentistas, 1 fisioterapeuta, 1 nutricionista e 1 estatístico, além de 2 secretárias e pessoal técnico de apoio.       

A UNIFAC é credenciada junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS) e certificada em boas práticas clínicas (BPC). Seu Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é credenciado junto ao Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS).

Resultados

Até a presente data, a UNIFAC já realizou mais de 3 centenas de ensaios clínicos para a indústria farmacêutica nacional e internacional. Esse trabalho tem gerado uma sólida produção científica norteada pelo trinômio: responsabilidade, profissionalismo e excelência. É também responsável pela organização de palestras, seminários e cursos sobre Farmacologia Clínica, ministrados para profissionais liberais, para ANVISA e para alguns setores da Indústria Farmacêutica em Sistema